Crise ou Oportunidade ?

Jan. 10th

Estamos atravessando um momento de instabilidade econômica, mas será possível crescer nesse momento? O cenário varejista estava aquecido, como toda a economia brasileira. Agora com a elevação dos juros e disparada do dólar, um novo cenário se apresenta. Nesta nova partida de xadrez, é possível vencer? Claro que acreditamos em possibilidade de crescimento, mas com adaptações. Vislumbramos um momento de redução nas vendas, mas também com redução nas compras, e automaticamente ajuste de despesas internas. Com um mark-up controlado, acreditamos em um acréscimo nos resultados. Pense em gerenciar seus recursos com muito cuidado, o resultado vai ser maravilhoso. Agora imagine sua empresa readaptada nesse cenário atual, e logo nossa economia vai voltar a crescer, sua empresa estará apta a superar todas as expectativas no próximo cenário.

Com o XGestor Varejo, monitore suas compras, projete compras futuras pela nova expectativa de mercado. Tenha um markup realizado atualizado venda a venda, afim de identificar sobras nas margens realizadas, permitindo aplicar descontos promocionais, sem prejudicar o resultado. Controle suas despesas fixas e variáveis, cruze com as vendas e identifique o percentual, assim saberá o impacto direto no resultado.

“O olho do dono é que engorda o boi”

Jan. 10th

Você conhece esse ditado popular? Por muito tempo isso serviu de regra básica para negócios prósperos, onde o dono estava sempre junto na linha de frente, acompanhando tudo e ditando a regras em tempo real. Mas para crescer, esse modelo de negócio fica um pouco complicado, pois como o dono pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Hoje o olho do dono é online e em seu celular!

A ideia do Xgestor é permitir um gerenciamento remoto pró ativo com seu smartphone, onde configuramos o Xgestor devidamente para notificar o dono ou administrador sobre as atividades realizadas fora dos padrões desejados, como por exemplo, um desconto acima do padrão em uma venda, um abatimento acima do padrão em um recebimento, os produtos com maiores estoques com baixo giro de vendas, a movimentação dos clientes colocados nos serviços de proteção ao crédito, as metas de vendas, abertura de caixa afim de saber o momento exato da abertura da empresa, fechamento de caixa afim de saber o momento exato que encerraram as atividades do dia, entre outras. Com isso o dono ou administrador, terá tempo para olhar seu negócio de cima, focar em seus fornecedores, podendo participar de reuniões de negócios durante o expediente, com a segurança que tudo estará no ritmo certo.

Vender mais é igual a lucrar mais? Você está monitorando seu markup?

Jan. 10th

Na luta diária no mundo varejista, a busca por vendas melhores, pode mascarar uma falsa percepção de meta alcançada. Ao projetar um valor de vendas como meta, devemos atrelar o markup médio desejado e controlá-lo. Com o XGestor Varejo, será apresentado em forma de Dashboard atualizado em tempo real, com comparativos de valores x markups do mês corrente com o mesmo mês mas do ano anterior.

“Queimar” reduzir preços de seus produtos vai ajudar seu resultado do mês? Pode ser que o total de vendas melhore, mas o lucro total poderá ser diluído e não gerará resultado positivo. Monitorando seu markup em tempo real, caso esteja acima do média esperada, você sabe que tem uma “gordura” margem, para oferecer de desconto para aquecer suas vendas, e manter o nível de resultado esperado.

Por exemplo um produto com custo R$ 50,00, aplicando um markup de 100% sobre, resulta em um preço de venda de R$ 100,00, agora supondo que você conceda um desconto para vender à vista de 10%, portanto o valor final de venda será de R$ 90,00, então a margem ficou em 80%, observe que pequenos descontos geram grande reduções no markup final, monitore seu markup constantemente e evitará falsos resultados positivos.

Vender toda a coleção de um fornecedor X, significa que o resultado foi ótimo? Negativo, se o markup foi reduzido no final da estação para forçar a vender todo o estoque deste fornecedor, significa que a coleção não aprovou. Portanto no ano seguinte você deve ter essa informação em mãos na hora de repetir a compra desse fornecedor. O markup vai mostrar o lucro bruto efetivo.

Cuidando de seu cliente. Pós venda!

Jan. 10th

Como você está cuidando da satisfação de seus clientes? Imagine você com 5mil cadastros de clientes, parece difícil, mas é muito simples com o XGestor. Podemos gerenciar os clientes por classificação como aniversariantes, rentáveis, com maior número de compras. Podemos também focar nos produtos vendidos, como por exemplo fixar um tempo de intervalo médio de compras para grupo de produtos, assim todos os dias o Xgestor irá apresentar os clientes que esgotaram o tempo com todas as informações necessárias para um contato de qualidade e produtivo. Podemos também fixar um tempo de intervalo para todas as vendas, assim todos os dias serão apresentados os clientes que esgotaram esse tempo, afim de efetuar um contato e verificar a satisfação com a compra. “Reza a lenda” (acreditasse) que os clientes pagam primeiro nas lojas que eles gostam mais, portanto toda ferramenta de pós venda será útil para aumentar suas vendas e também manter a liquidez de seu crediário.

Segurança nos recebimentos!

Jan. 10th

Qual segurança você tem com as tarefas nos recebimentos do crediário? Já aconteceu em sua empresa enviar um cliente para os serviços de proteção ao crédito sem pendência? Ao chegar no final do dia, verificando no caixa um valor sobrando, como você verifica se algum cliente efetuou o pagamento e o operador não deu dado baixa?

Com o Xgestor Varejo, você tem um mecanismo de monitoramento para os recebimentos, afim de evitar aborrecimentos futuros para sua empresa.

Fluxo de Estoque! Seu estoque no ritmo ideal!

Jan. 10th

Um velho ditado diz “Só se pode administrar o que se pode medir”. Seu estoque é a matéria prima de seu varejo, um monitoramento preventivo evita a falta de produtos e a criação das sobras. Com o XGestor você define o tempo médio de venda dos produtos e o resto é com o XGestor. Você terá relatórios pró ativos informando através de e-mails diários sem solicitação os produtos com maiores estoques, com vendas abaixo do esperado, produtos com vendas acima do esperado. Analisando uma estação ex. “Inverno 2015”, podemos obter compras x vendas por fornecedor, mark-up efetivado por fornecedor, classificação de vendas por grupos de produtos, projeções de compras para coleções futuras incluindo inflação e definição de percentual de crescimento esperado.

Seu estoque seria como suas ações da bolsa de valores, saiba a hora certa de baixar valores para aquecer as vendas, a hora certa de repor determinados produtos. Na hora de atender fornecedores ter todas as informações para auxiliar seu talento em compras.